Que Bolsonaro pode ser preso, bom, parece razoável imaginar que sim. Elementos não faltam. Agora, sua eventual prisão será determinada pelo ambiente político, como de costume no brasil, e não por eventuais crimes cometidos.

O ex-presidente Jair Bolsonaro é alvo de investigações que apuram uma suposta trama golpista que o manteria na Presidência da República depois da derrota para Lula, em 2022; é acusado de ter falsificado certidão de vacinação contra a Covid-19; e de ter supostamente negociado presentes que seriam da Presidência da República e não pessoais. Também houve uma investigação sobre importunação contra baleia jubarte, no litoral de SP, que PF decidiu não indiciar o ex-presidente.

Bom, acusações e investigações em curso. Muitos elementos e, por enquanto, seguindo o trâmite normal da justiça: investiga; tendo elementos, denuncia; e acatada a denúncia, julga.

Com exceção da história do passaporte vacinal, que a PF já indiciou o ex-presidente, as outras acusações seguem no campo das apurações.

O que está havendo, concretamente, e disse isso no texto passado, no qual fui mal interpretado por usuários que nem sei se são pessoas, mesmo, é que pouco importa o que Bolsonaro fez ou deixou de fazer.

Tanto é que a possibilidade de prisão preventiva contra Bolsonaro, aventada por muitos como uma imposição sem alternativas, só ganhou força, se é que ganhou, porque foram divulgadas imagens de uma embaixada estrangeira na qual o próprio passou duas noites. 

Ou seja, eventual prisão de Bolsonaro se daria não pelos crimes dos quais é acusado, mas porque dormiu na embaixada da Hungria durante o carnaval. 

Se o presidente se refugiou na embaixada com medo de eventual prisão, não dá para saber. Podemos achar que sim. Podemos achar que não. E mais, mesmo que tenha buscado evitar eventual prisão, como ela não ocorreu, também não será possível imputar a ele a intenção de fugir da justiça. 

No ambiente político favorável e no timing (tempo) certo, Bolsonaro poderá ser preso para satisfazer alguns e livrar a cara de tantos outros. Digo, e reafirmo, no Brasil, o clima e atmosfera políticas prendem e soltam pessoas. Não tem como escapar.