"Debate sobre segurança pública no Brasil não é técnico, mas essencialmente político", opina o advogado Almir Felitte, repercutindo dois casos recentes de violência policial no estado de São Paulo.
No dia 10/7, um jovem de 24 anos foi morto por um policial da PM na favela de Paraisópolis, e no dia seguinte, 11/7, um investigador da Polícia Civil foi baleado por um agente da ROTA, agrupamento de elite da polícia militar paulista. Os dois casos foram registrados pelas câmeras instaladas nas fardas dos policiais, sendo que no primeiro episódio o jovem morto apareceu na rendido e sem demonstrar ameaça aos agentes.
Almir critica a posição de "especialista", muitas vezes atribuída a quem pesquisa sobre o tema de segurança pública. "Essa especialização dentro das ciências humanas é emburrecedora, redutora e serve a um propósito: excluir as pessoas de um debate político", aponta.
"Não são os policiais seguindo errado um manual de conduta, é uma escolha política que a gente vê as consequências mais de uma vez por dia", declara.
Confira o programa na íntegra no canal Da Prática Política no Youtube.

0 Comentários